quinta-feira, 26 de abril de 2007

Atividade e04-possibilidades

BLOG

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade.

O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações.

Provavelmente a maior diferença entre os blogs e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada em ligações - os links, propriamente. Todos os blogs por definição fazem ligação com outras fontes de informação, e mais intensamente, com outros blogs. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

FLOG

Um Flog (também Fotolog ou Fotoblog) é um registo publicado na Internet com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um Blog. Ainda pode-se colocar legendas retratando momentos bons de lazer. É parecido com um blog mas a diferença é predomina fotos ao invés de texto.

A palavra é uma abreviação de fotolog, que por sua vez surge da justaposição de "foto" e "log" (do inglês, diário).

O flog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas sendo disponibilizadas na internet por servidores exclusivos e/ou usuários comuns.

Os sistemas de criação e edição de flogs são muito atrativos pelas facilidades que eles têm, pois não é preciso ter conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los, ao invés de seus sites pessoais.

Num flog, o principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, já que as pessoas que visitam o site geralmente podem fazer comentários, sugestões ou críticas.

Para alguns, os flogs consistem apenas de uma maneira de mostrar fotos aos amigos e família, enquanto outras pessoas o tratam com um caráter mais profissional, com produções técnicas mais elaboradas. O tom varia de acordo com o autor, exatamente como um blog.

De espaço para divulgação de fotos pessoais, artes plásticas ou composites de modelos, os flogs têm criado multidões de usuários e fãs. Os chamados floggers, normalmente adolescentes, criam encontros e geram celebridades instantâneas, reconhecidas nas ruas e que dão, inclusive, autógrafos. Grandes empresas chegaram a contratar alguns desses usuários como embaixadores de sua marca junto ao público jovem.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotolog

WIKI


Os termos wiki (pronunciado "wiquie" ou "uikie" no Alfabeto fonético internacional) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de colecção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.

O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria.

Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um singelo sistema e sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

Wiki (com um 'W' maiúsculo) e WikiWikiWeb são por vezes usados para se referir ao Portland Pattern Repository, primeiro wiki; os proponentes desta utilização sugerem a utilização de um 'w' minúsculo para distinguir o conceito. Porém, a utilização de diferenciação através de tipos maiúsculos e minúsculos é problemática em função desse tipo de uso não ser aceito nas linguagens humanas.

Principais características

WikiWeb permite que documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples apenas através da utilização de um navegador web. Dado que a grande maioria dos wikis são baseados na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página num wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se 'o wiki'.

Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - Geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki

PODCAST


Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - um aparelho que toca arquivos digitais em MP3 - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê).

Assim, podcast são arquivos de áudio que podem ser acessados pela internet.

Estes áudios podem ser atualizados automaticamente mediante uma espécie de assinatura. Os arquivos podem ser ouvidos diretamente no navegador ou baixados no computador.

Funcionamento

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (MP3, AAC e OGG são os mais utilizados nos podcasts de áudio), ficam armazenados num servidor na internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente puxados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os puxa de maneira automática para a máquina. Os arquivos podem ainda ser transferidos para leitores portáteis.

História

O termo podcast é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas nesse primeiro momento o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

O formato de transmissão é hoje utilizado por diversas empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formato.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast

VIDEOCAST

O podcast video (encurtado às vezes ao vidcast ou ao vodcast) é um termo usado para a entrega em linha do vídeo no índice video do grampo da demanda através do átomo ou dos cercos de RSS. O termo é uma evolução especializada para o vídeo, vindo do podcast geralmente audio-baseado e consultando à distribuição do vídeo onde a alimentação de RSS é usada como uma canaleta de tevê non-linear a que os consumidores podem subscrever usando um PC, uma tevê, uma caixa do ajust-alto, um centro dos meios ou um dispositivo móvel dos multimedia.

Tecnologia e história

De um Web Server, um podcast video pode ser distribuído como uma lima ou como um córrego. Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens. Downloading podcasts video completos dá adiantado ao usuário a abilidade de jogar fora de linha os podcasts video sobre, por exemplo, um jogador de meios portátil. Uma versão downloaded pode ser prestada atenção muitas vezes com o somente um download, reduzindo custos da largura de faixa neste caso. Fluir reserva procurar (parcelas saltando da lima) sem downloading o podcast video cheio, os statistics melhores e os custos mais baixos da largura de faixa para os usuários; entretanto, os usuários podem ter que enfrentar pausas no playback causado por velocidades lentas de transferência.

Um cliente podcasting pode trabalhar com um jogador separado, ou integrado. Um tal exemplo do último é iTunes, que é um exemplo incomun de um aggregator da alimentação da correia fotorreceptora que está sendo adicionado a um jogador de meios melhor que versa vice.

Canalizar do índice on-demand tem benefícios principais para publishers e subscritores. Os Publishers podem ainda empacotar o índice para suas audiências. Os subscritores podem consumir o índice on-demand e não necessitam o teclado ou as relações do rato para escolher as canaletas e os artigos, muito similares a zapping através das estações regulares da tevê, e os episodes novos mostram acima automaticamente, assim que a tecnologia é ideal para em--vai (jogadores de meios portáteis e telefones móveis) e vivendo consumo dos meios maciços do quarto.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Video_podcast

Nenhum comentário: