sexta-feira, 4 de maio de 2007

e06-agregadores

a) O que são agregadores ou feed-readers?

Os agregadores são programas que organizam as informações que são vistas de forma final pelo usuário. Tais programas são receptores de RSS Feed, uma tecnologia que permite a distribuição/recebimento de conteúdo (texto, som, vídeo) sem a necessidade de acessar um website para poder recebê-lo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agregador

b) Encontre 3 exemplos de agregadores gratuítos e descreva-os, informando suas diferenças principais

QuickRSS 2.0:
http://baixaki.ig.com.br/download/QuickRSS.htm
Tamanho: 1,72 MB
Sistemas Operacionais: Windows 98/Me/2000/XP/2003
Leitor de notícias RSS gratuito que possui o código-fonte aberto que é capaz de baixar vários feeds em segundos e todos os links podem ser abertos em um navegador interno, tornando tudo mais prático. Sua interface gráfica assemelha-se bastante aos clientes de e-mails e sua navegação é clara.É totalmente personalizável e suporta trabalhar com multi-tarefas em uma velocidade incrível.

Feedreader 3.09:
http://baixaki.ig.com.br/download/Feedreader.htm
Tamanho: 4,52 MB
Sistemas Operacionais: Windows 98/Me/2000/XP/2003
Leitor de RSS gratuito de codigo fonte aberto, que suporta formatos como: RSS e ATOM. Possui simples instalação e várias opções, tal como: alertar sobre novas nóticias na barra de sistemas...

RSSOwl RSS / RDF Atom Newsreader 1.21:
http://baixaki.ig.com.br/download/RSSOwl-RSS-RDF-Atom-Newsreader.htm
Tamanho: 4,88 MB
Sistemas Operacionais: Windows 98/2000/XP/2003
Leitor de notícias em RDF usando JAVA e SWT como biblioteca gráfica. As aplicações de documento podem ser colecionadas e organizadas para manter sua informação em dia. Você pode reunir, organizar, atualizar e armazenar informações com uma interface fácil de usar.

c) o que significam RSS, Atom e RDF? Qual a sua função no mundo dos blogs e dos podcasts?

RSS: RSS é um sub-conjunto de "dialectos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication" podendo ser acessado por programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:
- Rich Site Summary (RSS 0.91)
- RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
- Really Simple Syndication (RSS 2.0)

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS

Atom: Ao contrário do RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google.

Atom é o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e meta data, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs. Os feeds devem ser formados em formato XML e são identificados como application/atom+xml media type.

O funcionamento deles não difere das Markup Languages tradicionais, com cabeçalhos, títulos e corpo como no HTML 4.0.}

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atom

RDF: A Resource Description Framework (RDF) é uma linguagem para representar informação na Internet.

Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML. Os arquivos RDF têm três componentes básicos: recurso, propriedade e indicação, o que torna a linguagem altamente escalável.

- Recurso: Qualquer coisa que pode conter um URI, incluindo as páginas da web, assim como elementos de um documento XML.
- Propriedade: Um recurso que tenha um determinado nome e possa ser utilizado como uma propriedade
- Indicação: consiste na combinação de um recurso, de uma propriedade, e de um valor.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rdf

No mundo dos blogs e dos podcasts a função dessas ferramentas é trasmitir para os visitantes através dos agregadores, os novos conteúdos, sem ter que acessar o site.

Nenhum comentário: